20/08/2018
Aaaaaaaaah! As hortênsias, a luz azul que brilha ao Sol em nossos jardins! Já foi marca registrada da Granja Viana, Clube Santa Paula, Campos do Jordão... Pensamos nos jardins de Campos e logo vêm as entradas das casas, praças com lindos buquês de hortênsias!! Agora é uma boa época para plantá-las! Boooora azular?!
Escolha o lugar:? um canteiro que bata Sol pela manhã e sombreado à tarde, ou um vaso grande. Elas precisam de espaço para suas raízes.
O berço:? prepare o solo com húmus de minhoca e terra vegetal com composto orgânico. Regue bem a cova, espere acumular um pouco de água e deixe o solo absorver. A cova deve ser da altura do torrão. Coloque delicadamente a planta e preencha com húmus e terra.
Regas: ?devem ser constantes em época de seca e nos primeiros meses de plantio. Solo sempre úmido, porém bem drenado, pois o acúmulo de água apodrece as raízes.
Para proteger:? em época de geadas ou muita seca, deixe palhas e folhas secas ao redor de sua muda , garantindo uma proteção ao seu solo. Poda ?após a florada: evite épocas de muita chuva. A hortênsia não gosta de podas muito radicais, principalmente no começo de sua vida. Corte seus buquês secos.
Já secou suas hortênsias?
Quando estiverem bem maduras, com a textura de suas pétalas menos suculentas, mas ainda com a vivacidade de sua cor, colha seus galhos floridos. Deixe secar de cabeça para baixo em um quarto escuro e seco.
Depois decore como quiser!! A hortênsia pode mudar a cor das suas flores de acordo com o pH do solo. Por essa façanha é conhecida no Japão como flor das sete transformações,??? coração mutante, inconstante...
Até próxima!